LHC @ Home

Como já faltou mais para a inauguração do LHC (Large Hadron Colider) e com este prestes a funcionar a todo o gás, surgiu um projecto em tudo idêntico ao SETI@home e ao Folding@Home (projectos de computação distribuída), o LHC@Home.

Devido à simbólica quantidade de dados produzida pelo LHC, cerca de 15 Petabytes (15 milhões de Gigabytes) por ano, torna-se praticamente impossível analisar estes dados mesmo com o recurso a vários supercomputadores. Assim o CERN desenvolveu uma aplicação, o SixTrack, que  tira partido da computação  distribuída e que permite analisar os dados muito mais rapidamente.

Tal como nos projectos SETI@home e Folding@Home os milhares de computadores que correm a aplicação SixTrack, irão realizam simulações da trajectória das partículas que viajam no LHC de forma a estudar a estabilidade das suas orbitas.

Por isso se querem contribuir com algum poder de processamento para este projecto só têm que se deslocar a esta página e seguir as instruções. Os mais cépticos em relação à utilização da CPU não têm que se preocupar, já que a aplicação só entra em funcionamento quando o computador não está em utilização, por isso podem continuar a fazer o que fazem normalmente que nem vão dar conta do SixTrack a correr.

Links CERN | LHC@Home

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: